A obra organizada pelos autores Maria Gislene Carvalho Fonseca, Juliana Freire Gutmann, Phellipy Jácome e Ana Paula Goulart Ribeiro reúne em 20 capítulos pesquisas de membros do NUJOC e de pesquisadores de diversas instituições do país que compõem a Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais.
O conjunto de artigos que compõem o livro foram produzidos a partir do primeiro encontro presencial pós-pandemia da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais, realizado em 2022 na USP.
A primeira parte do livro é dedicada à discussão teórica sobre as relações entre espacialidades e territorialidades no contexto dos estudos sobre os processos comunicacionais. A segunda parte articula discussões referentes à busca por espaços de igualdade e suas articulações espaço-temporais, a partir de fenômenos comunicacionais que situam experiências de gênero e raça em encruzilhadas teórico-metodológicas.
Na terceira parte estão reunidas reflexões sobre dimensões espaço-temporais que dizem sobre as formas moventes da nossa experiência com a música popular. Na parte quatro, os textos discutem tempos e territórios imaginários articulados em imagens de filmes, cordéis e museus, que entendem os lugares para além de espaços físicos do Nordeste brasileiro e da cidade de Belo Horizonte e do tempo cronológico da ditadura militar no Brasil. A última parte deste livro reúne três reflexões sobre experiências espaço-temporais no contexto da pandemia do Coronavírus.
Para ter acesso ao e-book, acesse o link https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/temporalidades-e-espacialidades-nos-processos-comunicacionais/.
Comments