top of page
Buscar
  • Foto do escritorNujoc

NUJOC Checagem inicia projeto de diálogos semanais para discutir Fake News

Com o intuito de fortalecer o combate às fake news no contexto da pandemia de COVID-19, o NUJOC Checagem passou a promover bate-papos semanais acerca do tema com convidados de diversas instituições.


O projeto Diálogos de Checagem teve início no último dia 21 de maio com a participação do Prof. Dr. Igor Sacramento, pesquisador da FioCruz- RJ, e com a mediação da Prof. Dra. Ana Regina Rêgo, idealizadora do NUJOC Checagem. O tema do bate-papo foi "Fake News em tempos de pandemia".


De acordo com a Profa. Dra. Juliana Teixeira, integrante do NUJOC Checagem, o propósito do projeto Diálogos é tornar pública a iniciativa do grupo, gerar engajamento e especialmente fazer uma alerta para os usuários de redes sociais, uma vez que, a disseminação das fake news acontece, sobretudo, pelas plataformas digitais.


“Além de atrair as pessoas para nossas redes, é mostrar a importância de seguir páginas de checagem de conteúdo, considerando que recebemos informações falsas ou imprecisas pelas redes sociais, portanto, nada melhor do que seguir também perfis de checagem para ficarmos antenado com o que de fato é verdade no nosso feed de notícias”, pontuou.


O projeto também realizou mais duas edições. A segunda roda de diálogos contou com a participação da Profa. Dra. Marialva Barbosa (UFRJ) com o tema “Gripe Espanhola x COVID 19 – Comunicação, Memória e Experiência” realizada no dia 26 de maio. No dia 03 de junho, com a participação da Profa. Dra. Tattiana Teixeira (UFSC) foi debatido o tema “Fake News x Jornalismo Científico”, com mediação da Profa. Dra. Juliana Teixeira (UFPI).



Todos os diálogos já realizados estão disponíveis no perfil do @nujoc.checagem no Instagram.


O NUJOC Checagem espera que a ação possa conscientizar o público. “A partir das falas dos pesquisadores é essencial ter compreensão do contexto de desinformação que estamos vivendo, além de despertar as pessoas em verificar informações em sites de confiança”, finalizou a professora Juliana.



Sobre o NUJOC Checagem


O NUJOC Checagem se trata de uma iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em

Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI), desde o mês de março do corrente ano. O

Projeto reúne professores, alunos, ex-alunos e jornalistas vinculados ao grupo de

pesquisa.


Para conhecer mais, acesse o site https://nujocchecagem.wordpress.com.




9 visualizações0 comentário
bottom of page