top of page
Buscar
  • Foto do escritorNujoc

NUJOC lança site do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense

O lançamento aconteceu no dia 14 de novembro de 2017 na Universidade Federal do Piauí.

Projeto Memória do Jornalismo Piauiense

O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense foi criado e é coordenado pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo. O acervo digitalizado também é colocado à disposição da comunidade, por meio do Espaço Integrado da Memória na UFPI. O projeto é mantido pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), vinculado ao Departamento de Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI).


Além do CNPq, o projeto mantém parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Pró-Equipamentos. E na mesma IES com o Programa de Educação Tutorial (PET) – História; o Núcleo de Pesquisa Documentação e Memória (NUPEM); o Núcleo de Pesquisa em História e Educação (NUPEHED). Atualmente é composto por 10 componentes, entre bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação e voluntários atuam nas diferentes etapas do processo de conservação da história e memória piauiense. Entretanto já passaram pelo Projeto cerca 50 estudantes.


Desde o ano de 2011, o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense iniciou parceria com o Arquivo Público do Piauí “Casa Anísio Brito”. Ao longo destes seis anos de convênio já foram digitalizados aproximadamente 1 Terabyte (1000 Gigabyte) de acervo que se encontra nas dependências daquele órgão. Todo o material digitalizado é inserido em formato PDF e viabilizado em DVDs para as consecutivas entregas ao Arquivo Público do Piauí.


O site do Projeto Memória é http://memoriadojornalismopi.com.br


12 visualizações0 comentário
bottom of page