top of page
Buscar
  • Foto do escritorNujoc

NUJOC lança websérie documental “Memória da Comunicação Piauiense”

O Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) em parceria com o Labcine, lançou neste mês de fevereiro, quatro episódios da websérie documental “Memória da Comunicação Piauiense”. O projeto foi viabilizado através do edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Lei A. Tito Filho, com recursos liberados em 2019.





O primeiro episódio intitulado “Do alto-falante às ondas de transmissão”, conta sobre as primeiras experiências da radiodifusão no Piauí, bem como o papel da Igreja Católica na Rádio Pioneira de Teresina.


No segundo episódio, “Rádio, vivências inesquecíveis”, Joel Silva, Ana Maria Silva, Beto Rêgo, Nilsângela Cardoso, Alcides Nascimento e Otacílio de Sousa contam as peculiaridades do trabalho neste veículo, abordando desde as questões técnicas, até os preconceitos enfrentados pelos radialistas e os problemas durante a Ditadura Civil-Militar. Além disso, aparece como destaque nomes importantes da radiofonia piauiense como Ana Maria Rêgo e Roque Moreira.




O terceiro episódio “Os donos da bola - O pioneirismo de Carlos Said”, enfoca o pioneirismo de Carlos Said e a formação da primeira equipe de jornalistas esportivos do Piauí. O quarto episódio, "Os donos da bola - Mais do que uma profissão, uma paixão", os causos e a paixão esportiva de Carlos Said, Dídimo de Castro e Severino Filho são explorados nesse contato memorialístico com fatos do futebol no estado, trazendo o espectador a uma imersão no fazer jornalístico esportivo da era de ouro do rádio piauiense.



Mais um episódio será lançado ainda este mês. Com o título, "Luz, câmera, ação", por meio da entrevista com produtores, repórteres cinematográficos e apresentadores locais se monta o cenário inicial do telejornalismo piauiense e o pioneirismo da TV Clube.


A websérie contou com a Direção e Roteiro de Pedro Júlio Oliveira; Produção de Thalyta Arrais; Pesquisa de Edison Mineiro, Fabrício Campos, Pedro Júlio e Thalyta Arrais; Fotografia de Milena Rocha e Weslley Oliveira; Som Direto de Fabrício Campos e teve como coordenadora geral e diretora executiva, a Profa. Dra. Ana Regina Rêgo.


Para assistir ao documentário, clique aqui.


Para mais informações, acesse o site do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense.

8 visualizações0 comentário
bottom of page