top of page
Buscar
  • Foto do escritorNujoc

NUJOC-UFPI LANÇA SEIS EPISÓDIOS DA SÉRIE DOCUMENTAL MEMÓRIA DO JORNALISMO PIAUIENSE NO YOUTUBE

A websérie documental “Memória da Comunicação Piauiense” ganhou em março mais dois episódios, que já estão disponíveis no canal do projeto no Youtube (ver link). Realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI) em parceria com o coletivo Labcine, os dois lançamentos tem como foco a televisão piauiense.


Os episódios intitulados Luz, câmera, ação! e Por trás das lentes contam, por meio da entrevista com editores, repórteres cinematográficos e apresentadores, os primeiros momentos do telejornalismo piauiense, com o pioneirismo da TV Clube e sobretudo, experiências desses profissionais que atuam nos bastidores da produção televisiva.



Gamaliel Noronha, primeiro apresentador do programa Tele 4 – primeiro programa jornalístico da TV Clube – conta suas experiências na televisão local e os primeiros passos da TV no Estado. Magno Bonfim, Francisco Lobo Filho e Otacílio Sousa, abordam as peculiaridades do trabalho deste veículo, tratando sobre as questões técnicas e os desafios diários de colocar a televisão “no ar”.



Gamaliel Noronha, apresentador do Tele 4

A websérie, que faz parte da segunda etapa do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense viabilizado por meio do edital da Lei Municipal A. Tito, chega assim à seis episódios lançados. Outros quatro episódios, disponibilizados em fevereiro, tratam sobre as experiências de radiodifusão no Piauí, dando espaço para a visibilidade de vozes e personagens importantes nesse contexto.



Magno Bonfim, Otacílio Sousa e Francisco Lobo Filho (da esq. para a dir.)


Além dos seis episódios, o público poderá ter acesso também à íntegra das entrevistas, com o objetivo de servir como fonte de pesquisa e sobretudo, contribuir com a memória da sociedade piauiense.


A websérie contou com a Direção e Roteiro de Pedro Júlio Oliveira; Produção de Thalyta Arrais; Pesquisa de Edison Mineiro, Fabrício Campos, Pedro Júlio e Thalyta Arrais; Fotografia de Milena Rocha e Weslley Oliveira; Som Direto de Fabrício Campos e teve como coordenadora geral e diretora executiva, a Profa. Dra. Ana Regina Rêgo.


Para assistir à websérie, clique aqui.


Para mais informações, acesse o site do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense.


Sobre o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense


O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, desenvolvido a partir do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC/UFPI) e coordenado pela Prof. Dra. Ana Regina Rêgo, atua entre a extensão e a pesquisa com o intuito de preservar a memória e contribuir para a história do Piauí, assim como fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas.


Na primeira etapa do projeto, foi lançada a plataforma digital http://memoriadojornalismopi.com.br que reúne mais de 1 mil periódicos digitalizados e disponibilizados gratuitamente para a comunidade. O acervo conta com jornais, revistas e almanaques - desde o século XIX até os dias atuais - que podem ser acessados a qualquer momento, configurando assim, um meio importante de democratização e acessibilidade desses materiais.

8 visualizações0 comentário
bottom of page